Guarapari

Espirito Santo, Brasil

Guarapari é um município brasileiro do estado do Espírito Santo localizado na região homônima. A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros. Conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas, é um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza.

Um dos destinos de verão preferidos dos capixabas e mineiros, Guarapari está entre as cidades do litoral do Espírito Santo que melhor combina lazer com infraestrutura. A orla, com muitas praias urbanizadas e tomadas por calçadões, quiosques, bares e restaurantes - caso das praias do Morro, das Castanheiras e da Areia Preta, atrai famílias com crianças e idosos que curtem águas calmas e transparentes e areias monazíticas.

Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilita ao turista conhecer toda a biodiversidade marinha da costa capixaba. Casas noturnas e restaurantes garantem a diversão.

Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas, guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno.

Na Ilha Escalvada, pode-se mergulhar e visitar o recife artificial marinho, criado à partir do afundamento do navio Victory B8 espirito santo.

Na praia de Meaípe, antiga aldeia de pescadores, são praticados vários tipos esportes náuticos como remo, vela e Jet ski, sendo possível alugar caiaques e banana boats. A Enseada Azul e a Praia dos Padres formam outro complexo de praias e enseadas de grande beleza.

Gastronomia

Por ser um destino bastante turístico, Guarapari conta com uma boa infraestrutura para atender os visitantes, portanto, você encontra facilmente diversos tipos de restaurantes, bares e quiosques para petiscar ou provar pratos locais. A Praia do Morro, onde há dezenas de barracas que servem frutos do mar frescos e pratos regionais bem preparados.

O prato clássico para saborear é a moqueca capixaba: “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”. A especialidade, que pode ser feita com peixe, camarão, caranguejo ou lagosta, ainda possui uma variedade feita com bananas da terra. O prato é geralmente temperado com cebola, tomate, coentro, cebolinha, azeite e vem acompanhado de pirão, uma pasta de farinha de mandioca e molho do guisado.

Diferente da receita baiana, no Espírito Santo a moqueca não leva leite de coco ou azeite-de-dendê, mas sim urucum, um fruto que os índios brasileiros usam para pintar o corpo. Para experimentar as melhores moquecas capixabas, vá para Meaípe, a 10km do sul da cidade. Os restaurantes Gaeta, Boqueirão e Cantinho da Curuca são apenas alguns dos lugares especialistas na receita.

Outro prato local clássico é a Torta Capixaba que leva siri, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. Preparada em panelas de barro, é uma receita geralmente feita em ocasiões especiais, como na Semana Santa. Um dos lugares mais famosos para provar a iguaria é o Pratão Capixaba, em Guarapari.

Como você deve ter notado, o que não falta são ótimos restaurantes para se deliciar com os peixes e frutos do mar, como pescados fresquíssimos, camarões e lagostas gigantes. Seja em Guarapari ou arredores, não deixe de experimentar essas delícias dos mares, principalmente os peixes da região, como Cioba, Pargo e Dentão.

Se você não é um grande apreciador de frutos do mar, não tem problema. A cidade tem diversas opções gastronômicas para todos os gostos, como lanchonetes, fast foods, cantinas italianas, restaurantes árabes, entre outros. Basta ir para o centro ou para a região da Praia do Morro para encontrar o lugar perfeito para você!

Galeria de fotos
Fale conosco por WhatsApp