O Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina e está localizado no município de Penha, no litoral norte de Santa Catarina. É considerado uma das principais atrações turísticas do estado, atraindo visitantes do país inteiro e até do exterior, que vão ao parque em busca de muita diversão para curtir os brinquedos, os shows, os animais e as outras atrações.
Inaugurado no dia 28 de dezembro de 1991, pelo seu idealizador João Batista Sérgio Murad, artisticamente conhecido como Beto Carrero, o parque foi desenvolvido em uma área de 14 milhões de metros quadrados.
Na hora de se organizar, o importante é checar o mapa do marca e definir suas prioridades/interesses. Se procura por atividades mais leves; se tiver a companhia de crianças, as possibilidades aumentam ainda mais, já que aquele pequeno mundo é feito para eles.
Um dos símbolos do parque, o colorido Castelo das Nações é onde tudo começa.
Ao redor estão brinquedos tipicamente infantis e familiares, como a Ilha dos Piratas, a Aldeia Indígena, o pedalinho, carrossel, roda gigante, xícaras malucas, carrinhos de bate-bate e a Tigor Mountain, uma montanha russa leve para pessoas a partir de 1,10 metros.
Para escapar dos dias quentes, inclua o Crazy River, que leva o público a bordo de botes giratórios pelas corredeiras, enquanto o Tchibum segue as premissas de uma montanha-russa, no qual barquinhos despencam a 80 Km/h em um tanque de água. A criançada também se diverte no Raskapuska!, uma pequena navegação que passa pelo interior de uma montanha e as leva a uma aventura cheia de fantasias.
Os brinquedos Dum Dum, a Caverna dos Dinossauros e o passeio do Trenzinho Vila Esperança, que segue até a réplica de uma vila portuguesa, em homenagem ao povo açoriano que é parte da história de Santa Catarina. Outro encanto para todas as idades é o Carrossel Veneziano, inspirado no primeiro carrossel fabricado no mundo e iluminado com mais de 1.800 lâmpadas.
E há mais de mil animais espalhados pelas áreas temáticas. Em Mamães e Filhotes é possível amamentar os bichinhos – como cabras bebês. Já o Jardim Secreto abriga grandes felinos brancos e os chimpanzés mais inteligentes do parque. Os primatas têm uma parte só para eles, no Centro de Primatologia, que conta com onze ilhas onde vivem os macacos, maternidade e consultório veterinário especial.
O visitante pode ainda observar girafas, camelos, leões, aves de várias espécies, entre outros, entre a Ilha dos Babuínos, a Passarela dos Tigres, a Caverna dos Ursos e o Serpentário, dedicado a mais de oito espécies de cobras do Brasil. S
No Mundo Maravilhoso dos Cavalos, o público assiste à apresentações artísticas dos equinos. Em termos de espetáculos, há várias opções para curtir ao longo do dia, como Madagascar Circus Show – com música, dança e números de circo elaborados com personagens do filme Madagascar 3, e o Blum – megaprodução com participação de inúmeros personagens oceânicos. Também é possível tirar fotos com personagens do Kung Fu Panda, Shrek, Turma do Betinho Carrero, Metroman e Megamente, encontrados ocasionalmente andando pelas instalações.
Os adultos podem curtir mais as áreas Vila Germânica e Aventura Radical, com atrativos como a Fire Wip – a montanha-russa mais radical do Beto Carrero World, a Star Mountain – uma das maiores da América do Sul, e a Big Tower, torre de 100 metros de altura (mais de 30 andares de um prédio) com queda que chega a de 120km/h.
Para aumentar ainda mais a adrenalina, podem assistir ao Extreme Show – espetáculo com carros e motos em alta velocidade – ou simplesmente acelerar na pista de kart. Depois, é hora de relaxar.
O parque possui inúmeros locais de alimentação espalhados, e o maior deles é a Praça de Alimentação que possui 17 estabelecimentos ao redor de um enorme carrossel veneziano.