Fernando de Noronha

Pernambuco, Brasil

O Arquipélago de Fernando de Noronha pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, é composto por vinte e uma ilhas numa extensão de 26 km², tendo sua maior e principal ilha, como a única ilha habitada do arquipélago que também leva o nome de Fernando de Noronha. As demais ilhas do arquipélogo estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

O arquipélago surgiu há aproximadamente 12 milhões de anos, através de uma série de erupções vulcânicas, e foi a primeira capitania hereditária do Brasil.

Dividida entre dois mares, o de dentro (entre o Brasil e a Ilha) e o de fora (entre a ilha e a África) as belezas naturais de Noronha encantam a todos que visitam.Todas as pessoas que vão a Fernando de Noronha devem antes pagar a Taxa de Preservação Ambiental.

É preciso preencher um formulário e pagar a taxa pela internet — com antecedência de, pelo menos, três dias úteis. Só pague a taxa depois que já tiver reservado as passagens e a hospedagem, pois não é possível alterar as datas após a finalização do cadastro. Caso você não pague a taxa antes, terá que providenciar tudo no aeroporto de Noronha, o que pode demorar um bocado. Menores de 4 anos não pagam a taxa, mas também precisam ser cadastrados no formulário do responsável.

Você deve imprimir e levar as guias de identificação, os comprovantes bancários e as Fichas de Controle Migratório. Existe também a cobrança de ingresso no Parque Nacional Marinho, onde ficam algumas das principais atrações da ilha — como a praia do Sancho, que já foi eleita a mais bela do mundo, e as piscinas naturais do Atalaia e do Morro de São José.

Existe controle rígido de entrada e saída de pessoas, obrigatoriedade de pagamento de taxas e a necessidade de agendar com antecedência a visitação em algumas atrações. 



Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Sim
  • Visto: Não
Atividades

Noronha é um dos melhores lugares do mundo para realizar atividades de snorkel e mergulho do mundo.

Com praias paradisíacas, passeios de barcos, aluguel de bugue, trilhas e restaurantes típicos, a ilha também oferece um incrível cenário para a prática de esportes aquáticos como o surf e o mergulho de cilindro.A principal Sede do Projeto Tamar fica em Noronha e oferece diariamente palestras sobre a fauna e flora da ilha, com entrada gratuita. 

Fazer o Ilha Tour - O Ilha Tour é um passeio pelas principais praias e locais em Noronha. É ideal para quem tem poucos dias de viagem ou para quem quer conhecer um pouco de tudo e depois escolher seus lugares favoritos.

Mergulhar é a atividade mais clássicas da ilha e, por causa do mar extremamente claro, tem uma visibilidade incrível. 

Uma das praias mais bonitas do mundo: a Baía do Sancho, cercada de vegetação intocada e mar cristalino. Mas as outras não ficam atrás, como a Baía dos Porcos e o Sueste.  Já a Praia do Cachorro tem uma piscina natural entre as pedras, além da vista para o Morro do Pico.

Veja golfinhos de perto a Baía dos Golfinhos tem esse nome justamente pela visita frequente dos animas. É comum que, nos passeios de barco, eles apareçam bem perto, seguindo a embarcação. A expectativa é sempre grande mas, quando acontece, todos ficam deslumbrados.

Divirta-se no aquasub - É uma atividade subaquática super divertida. Funciona com uma prancha em formato V que tem um espaço para colocar as mãos. O barco reboca a pessoa, que vai “flutuando” em baixo d’água e direcionando a prancha com as mãos para ver os animais marinhos.

Caminhada pela Vila dos Remédios é o principal vilarejo da ilha, que foi construído ao redor da igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Dá para visitar o Memorial Maranhense, as ruínas da Fortaleza de Nossa Senhora,  e o Palácio de São Miguel, sede administrativa de Noronha.

Dançar forró - á noite de Noronha começa após as palestras do Projeto Tamar, no Bar do Cachorro. Além do forró, que anima o pessoal noite adentro, o lugar ainda conta com vista para a praia do Cachorro, que dá nome ao restaurante.

Gastronomia

Os restaurantes possuem cardápios diversificados. As maiores atrações dos menus são aquelas retiras do mar: peixes, mariscos, camarões e lagostas. A pesca é permitida de modo artesanal e feita apenas após o limite do Parque Nacional Marinho - o que sempre garante pratos fresquinhos nas mesas dos restaurantes.

Mesmo sendo uma ilha pequena e com estrutura limitada, a oferta de restaurantes e pratos é bem grande. Os preços, no entanto, seguem aquele "padrão Noronha", com valores altos e certamente mais caros do que no continente. 


Galeria de fotos
Fale conosco por WhatsApp