Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela, os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa Norte perfeitas para a atividade. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia.
Os ares paradisíacos da ilha ficam por conta dos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, cachoeiras - são mais de 300 – e praias de areias douradas e águas cristalinas como as badaladas do Curral e de Perequê.
Os atrativos de Ilhabela, entretanto, vão além da natureza: concorridos eventos atraem profissionais e turistas que chegam no inverno para curtir a Semana Internacional da Vela, a maior do gênero realizada na América Latina e que acontece em julho; e o Festival do Camarão, em agosto.
Glamourosa, Ilhabela começa a apresentar, aos pouquinhos, uma outra faceta bastante diferente da sofisticação da Vila, porém, não menos fascinante. Na costa voltada para o mar aberto, frequentada pelos surfistas, mergulhadores e aventureiros, ficam as praias mais selvagens da ilha, com acessos nada fáceis – e por isso, garantia de paisagens praticamente intocadas.
Na praia do Bonete, uma vila de pescadores sem luz elétrica ou sinal de celular, chega-se depois de quatro horas de caminhada. Já para aportar na Baía de Castelhanos é preciso enfrentar os 22 quilômetros de uma estrada de terra ruim, chacoalhando dentro de veículos com tração nas quatro rodas. No caminho, porém, surgem cachoeiras de até 70 metros de queda com tobogãs e poços cristalinos capazes de fazer esquecer qualquer perrengue.
Uma dose caprichada de espírito aventureiro é fundamental para conhecer alguns dos mais interessantes atrativos de Ilhabela.
Depois de curtir os beach clubs e glamour da Vila, deixe para trás as pousadas requintadas e as lojinhas sofisticadas e siga rumo à selvagem costa Sul, com praias desertas e perfeitas para o surf e o mergulho, cachoeiras limpas e comunidades onde nem a luz elétrica chegou.
Passeio de Jipe Rumo à Baía de Castelhanos passeio preferido dos jipeiros, a aventura que leva à Baía de Castelhanos, no selvagem o lado Sul da ilha, dura cerca de uma hora.
Curtir a Praia do Bonete - Localizada na costa Sul, a praia do Bonete é semideserta, procurada por surfistas e aventureiros e não tem acesso simples.
Tomar banho de cachoeira tem mais de 360 cachoeiras, muitas de fácil acesso. Não deixe de inclui no roteiro a da Lage, com pequenas quedas que formam piscinas naturais de águas cristalinas.
Passear na Vila no início da noite a Vila ganha movimento, lotando cafés, restaurantes e lojinhas da área.
Terra & Mar concorrido passeio reúne aventuras em trilhas e na água.
Mergulhar na Ilha das Cabras a reserva Marinha da Ilha das Cabras é considerada um do melhores points para a prática do mergulho na região.
Passear de escuna os passeios de escuna que partem da praia do Perequê levam às belas praias da Fome e do Jabaquara. Ao longo do percurso, que dura o dia inteiro, aproveite para mergulhar e apreciar a Mata Atlântica nativa, que emoldura grande parte do cenário.
Esses só são alguns passeios e tem muito mais.
Ilhabela é um verdadeiro paraíso para os apreciadores da boa mesa, peixes e frutos do mar é a pedida da culinária local.
O visitante tem também a sua disposição, receitas a base de massas, aves e carnes que podem ser saboreados em restaurantes de padrão internacional.
Durante o ano, diversos eventos são realizados, com destaque em agosto, para o Festival Gastronômico, que recebe a vista de renomados chefs e gourmets.
Os restaurantes encontram-se situados na avenida ao longo da orla da praia, que liga o sul ao norte da ilha, passando pelo seu pequeno centro, carinhosamente chamado de “Vila”.
No norte da ilha, o Restaurante Viana, tem seus deliciosos pratos supervisionados diretamente pelos proprietários, que fazem do Viana, há duas décadas, referencia da alta gastronomia. No quiosque a beira-mar, a pedida é a casquinha de camarão ou o camarão a “Cataplana”.
A poucos passos dali, junto ao mar, a boa comida alemã pode ser saboreada no restaurante do charmoso Hotel Porto Pacuiba.
Na vila, você encontra restaurantes para todos os paladares. Dos econômicos Cheiro Verde e Badejo & Companhia a pizzas deliciosas.
Também na Vila, o Copacabana Beer oferece pratos saborosos passando pela comida de botequim até as pérolas do chef.
Outra boa pedida para quem gosta de boa comida italiana, é a Pasta del Capitano,no Itaguassú, o tradicional Bar Restaurante Deck, parada obrigatória para quem vem à ilha, cardápio diversificado, onde você pode encontrar o famoso camarão à Ilhabela; outro restaurante tradicional é o Cura, refeição econômica por quilo. O Restaurante OCA do Hotel Ilha Flat, é tambem uma outra boa opção.
Para quem gosta de passear a procura de um lugar diferenciado, o Restaurante All Mirante e o Nova Iorqui, ambos no sul da ilha. Vista deslumbrante para o mar, acompanhado de generosas porções de frutos do mar. Entre outras opções.