Lençois Maranhense

Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região.

O Parque está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

Um dos portais mais conhecidos dos Lençóis Maranhenses é a cidade de Barreirinhas, a 250 km de distância da capital maranhense. Bem estruturada para receber os visitantes, a cidade é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças – que leva o nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça. 

As dunas são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘deserto’ gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas.

O lugar é tão perfeito que, apesar do calor, as areias não são quentes. Então dá para andar descalço tranquilamente pelas dunas, contemplando todo aquele visual cinematográfico.

O lugar é tão paradisíaco que parece que você está num cenário de filme. Não é à toa que o lugar já serviu de locação para algumas produções cinematográficas.


Informações
  • Moeda: Real
  • Vacina: Não
  • Visto: Não
Atividades

A paisagem formada por lagoas de água doce cortando a imensidão de areias brancas é a marca registrada dos Lençóis Maranhenses. Independente do passeio de barco, de jipe ou de monomotor - o objetivo é contemplar, de diversos ângulos, a obra de arte esculpida pela natureza e que a cada estação tem suas formas alteradas.

Os melhores passeios; Barreirinhas - Circuito Lagoa Azul – Circuito Lagoa Bonita e Pôr do Sol -Rio Preguiças em 3 Paradas: Vassouras, Mandacaru e Caburé 

Excursão de Quadriciclo até Caburé no Viagens e Caminhos – Bate-volta até Atins, Bate-volta até Santo Amaro do Maranhão, Canto do Atins, Lagoa Tropical Revoada dos Guarás, Santo Amaro do Maranhão, Circuito Lagoa Betânia, Circuito Lagoa das Andorinhas. Entre outros de muitos passeios para fazer.


Gastronomia

A base dessa cozinha são os frutos do mar. Se esse não é o seu forte, fique tranquilo(a), pois há opções pra todos os gostos.

Os frutos do mar e o arroz de cuxá imperam nos cardápios dos restaurantes ao redor dos Lençóis Maranhenses. Os camarões, sempre fresquíssimos e que ganham a companhia de molhos de frutas típicas, são os destaques. Em Barreirinhas, os restaurantes se espalham pela Avenida Beira Rio, que concentra o agito noturno. Na vila de Atins, não deixe de saborear os frutos do mar dos restaurantes Camarão da Luzia e Restaurante do Antônio; e em Caburé, o robalo do Península do Caburé.


Galeria de fotos
Fale conosco por WhatsApp