Destino certo para quem gosta de diversão e de compras, a cidade possui mais de 10 parques temáticos com atrações para todos os tipos de público, desde crianças, jovens e adultos. Destaque para os parques da Disney, Universal e SeaWorld, que trazem a magia do cinema e do mundo aquático em brinquedos e shows impressionantes.
De pântano a capital mundial da diversão. A história do sucesso de Orlando e sua região é relativamente recente e começou quando um senhor chamado Walt Disney comprou sigilosamente uma área gigante da Flórida onde pudesse expandir seu império e dar vida aos seus carismáticos personagens. De uma região pantanosa e sem muita pretensão, surgiu o Walt Disney World, um complexo de parques e hotéis que foi o pontapé inicial para que Orlando se tornasse esse fenômeno que é hoje.
Usando nomes de empresas fictícias, Mister Disney arrematava os terrenos alagados em Orlando por preços baixíssimos. Ali, ele pretendia erguer o mais ambicioso de seus projetos, o maior centro de diversões da costa leste americana. E a ideia acabou atraindo outros megaempreendimentos.
Hoje, a cidade conta com sete dos 20 maiores parques temáticos do mundo; recebe mais de 51 milhões de visitantes anualmente (47,7 milhões de americanos e 3,6 milhões de estrangeiros) e é o destino mais visitado por brasileiros nos Estados Unidos. A população da grande Orlando, formada pelos condados de Orange, Osceola e Seminole, está na faixa de 1,8 milhão de habitantes, muitos deles imigrantes.
É um pouco difícil recomendar quais parques e por quanto tempo ficar em cada atração.
Entre os principais parques temáticos de Orlando estão SeaWorld e Aquatica, Discovery Cove, Bush Gardens, Disney Magic Kingdom, Disney Epcot, Disney Hollywood Studios, Animal Kingdom, parques aquáticos da Disney, Universal Studios e Island of Adventure.
Aproveite ainda para fazer compras nas muitas opções de outlets da cidade que vendem produtos como eletrônicos, roupas, presentes e outros.
O típico breakfast americano está presente na maioria dos hotéis. Entre as paixões nacionais para qualquer hora estão os onion rings (anéis de cebola à milanesa fritos), os cookies (enormes biscoitos doces), a nossa já conhecida cheesecake (torta de queijo cremoso), o brownie, o crab cake (um bolinho frito feito com carne de caranguejo), os dunuts e, obviamente, o hambúrguer.
Além do manjadérrimo McDonald’s, Orlando está repleta da lojas das redes Wendy’s, cujo hambúrguer quadrado é feito na hora; Burguer King, que ganhou a América com o sanduíche Whopper, com hambúrguer, salada, cebola, picles e molho especial; IHOP, cujos carros-chefes são as panquecas; Friday’s, com variedade de peixes, carnes, massas e saladas; e o Starbuck’s Coffee, com cafés de vários tipos, inclusive os expressos – que nem sempre são tão fáceis de encontrar nos Estados Unidos. Fora isso, em todos os parques há opções de lanchonetes (servindo pizzas e sanduíches). O país do fast-food também possui restaurantes refinados, bem avaliados pela AAA, Associação Americana de Automóvel. Em Orlando, apenas o Victoria & Albert’s, dentro da Disney, é classificado com cinco diamantes, a categoria máxima da entidade.