São Paulo é a maior cidade do Brasil e da América Latina, famosa e reconhecida pelo o que há de melhor no país em gastronomia, hotelaria, cultura, negócios e turismo. Recebe anualmente mais de 15 milhões de visitantes e sua economia está entre as dez maiores do mundo.
Ao mesmo tempo em que é o mais importante centro econômico do Brasil, é a capital da cultura na América Latina, com uma oferta de lazer, conhecimento e entretenimento sem igual. Uma metrópole tipicamente urbana, coberta com uma vasta área verde.
Uma cidade vanguardista e inovadora, que preserva na arquitetura, nas artes e na gastronomia um passado composto pela união de mais de 70 nacionalidades. E, ao mesmo tempo em que preserva tradições, não se deixa ultrapassar. Antenada é a palavra certa para descrevê-la.
O turbilhão que é a cidade de São Paulo pode dar um grande nó na cabeça de quem visita a capital paulistana. São mais de 50 atrações para você explorar uma das maiores cidades do mundo sem gastar quase nada. Há várias opções gratuitas de passeios, museus, parques e pontos turísticos de São Paulo, além de hábitos paulistanos que custam pouco e valem muito. Algumas atrações de SP são de graça em apenas um dia na semana, outras são 100% na faixa! É hora de visitar o MASP e o MAM, curtir um show no Ibirapuera, se deliciar com os sabores do Mercado Municipal e até fazer um tour sem gastar nada! Barato e inesquecível!
São Paulo pode sair bem em conta para quem busca uma viagem de final de semana e também para os que desejam curtir a capital paulistana intensamente e por vários dias. O melhor de tudo é saber que Sampa é tão grandiosa e efervescente que sempre haverá uma novidade para descobrir na sua próxima visita.
Percorra a Avenida Paulista de ponta a ponta, principal avenida de São Paulo. Ela é capaz de ocupar um viajante por bastante tempo, por isso, se for a sua primeira vez em São Paulo, não se apresse em sair da Paulista.
Visite os espaços culturais da Paulista, a começar pelo MASP. Mas não deixe de explorar as atrações culturais oferecidas por lá. Ela concentra excelentes opções de museus e espaços destinados à cultura. O melhor de tudo é saber que alguns deles oferecem entrada gratuita para exposições, shows e até peças de teatro.
Depois visite espaços como o Itaú Cultural, o Centro Cultural Fiesp, a Japan House e a Casa das Rosas, onde um cafezinho em meio ao jardim é excelente pedida! Não perca também a chance de visitar a Livraria Cultura no Conjunto Nacional, uma das maiores do país.
Veja São Paulo bem do alto- Quem gosta de conhecer as cidades do mundo por novos ângulos não pode perdem alguns mirantes gratuitos. O mais popular e acessível é o mirante do antigo Banespão, hoje Edifício Farol Santander. O visual é disputado e filas são comuns. Recentemente o espaço foi revitalizado e está com exposições, espaços para refeições e até uma pista de skate. Outra opção é o Edifício Itália, o horário para visita ao mirante é bastante restrito, mas é possível aproveitar também o visual do bar. Para isso, basta pedir um drink. Outros dois edifícios clássicos de SP, o Edifício Copan e o Edifício Martinelli, também oferecem visitas guiadas até o terraço.
Se a busca é por um lugar que alie bela paisagem a bons drinks e diversão, não deixe de conferir o Skye bar, no hotel Unique. Ele oferece um visual hiptonizante com a piscina e a cidade como pano de fundo.
Experimente vários quitutes e frutas no Mercado Municipal o passeio está entre os mais populares.
Encante-se pelos grafites da Vila Madalena e do Beco do Batman. Andando pelo bairro é possível ver trabalhos icônicos também de artista como Eduardo Kobra. A região também é boa pedida para compras descoladas nos antiquários e brechós, além, é claro, da boa fama de central de botecos.
A Pinacoteca do Estado de São Paulo está entre os melhores espaços destinados à arte na cidade.
Parque do Ibirapuera conheça outros parques, o Jardim Botânico, o Parque da Água Branca, o Parque da Independência, o Parque da Aclimação, Parque Villa Lobos etc.,.
Minhocão - Conheça a região do Páteo do Collegio, local onde nasceu São Paulo.
Passeie sem pressa pela 25 de Março, por lá o melhor é se divertir com as ofertas, entrar nas lojas mais improváveis, experimentar coisas inusitadas e rir um bocado da fartura e variedade de objetos que você nunca viu na vida. Também tem Bom Retiro e Brás para compras.
São muitos lugares para visitar, Catedral da Sé, Teatro Municipal, feira do MASP, shopping, Aquário de SP, Baladas, etc.,
Além de todas essas opções se estiver com tempo pode visitar as praias no litoral norte que é encantador.
Uma das atividades mais prazerosas para quem visita São Paulo é aproveitar o circuito gastronômico da cidade. São mais de 15 mil restaurantes capazes de agradar e surpreender a todos os paladares, sem falar nos mais de 20 mil bares, sempre com bons petiscos e cerveja gelada. Para enfrentar os restaurantes de São Paulo, é preciso preparar o bolso.
Há quem visite a capital paulista apenas para experimentar os cardápios dos restaurantes mais estrelados. O DOM, do chef Alex Atala, é representante cativo do Brasil entre os melhores restaurantes do mundo. E falamos em investimento porque alguns dos mais refinados restaurantes locais são também os mais caros. É o caso da culinária contemporânea do Maní, das carnes do Figueira Rubayat e o refinado cardápio italiano do Fasano. Para fugir dos preços exorbitantes, mas sem perder a qualidade e ainda experimentar pratos de um grande chef, vale encarar a viagem até a zona norte para comer no Mocotó oferece cardápio regional nordestino refinado e sem perder os sabores tradicionais. O mesmo vale para o Attimo, que apresenta cardápio inspirado na culinária italiana e caipira e oferece menus executivos.
A enorme oferta de restaurantes é capaz de deixar qualquer viajante perdido, porém alguns redutos já se tornaram tradicionais e por isso mesmo são imperdíveis. Visita obrigatória, não só pelo clima, mas também pela boa comida, o Mercado Municipal não decepciona o famoso sanduíche de mortadela ou de pernil e o pastel de bacalhau. Lanchonete do Estadão com fama de ter o melhor pernil da cidade. E para um típico bauru, vá até o quase centenário Ponto Chic.
São Paulo tem mais de 4.500 pizzarias e é um grande reduto da comunidade italiana, o que torna praticamente impossível definir qual a melhor entre elas. Por isso, siga a tradição para não errar! Boas pedidas são Speranza, Bráz, Monte Verde e Cantina Castelões.
Para um bom parmegiana, não deixe de visitar o Famiglia Mancini. Se preferir escolher entre muitas opções, o Bairro do Bixiga é repleto de cantinas típicas italianas. Unindo tradição, elegância, comida elaborada e uma vista espetacular, o Terraço Itália é um restaurante digno de grandes comemorações. A mais nova estrela da cidade é o Eataly. Direto de NY para São Paulo, o complexo gastronômico atrai pela variedade de produtos que podem ser consumidos no local ou em casa.
O pão na chapa também é paixão entre os paulistanos, que têm o hábito de tomar café na padaria antes de ir para o trabalho.
O bairro da Liberdade é um paraíso para quem deseja experimentar várias tradições orientais. Há muito tempo, o bairro deixou de ser apenas japonês e hoje abriga representantes de várias regiões da Ásia.Poderá experimentar a gastronomia da Coreia, China, Vietnã, Laos e outros.
Quem prefere um ambiente mais descontraído não pode deixar de procurar pelos food trucks que tomaram conta das ruas. Duas boas opções são o Butantan Food Park e o Calçadão Urbanoide, na Rua Augusta. Ótimos para quem deseja fugir dos ambientes refinados e caros e busca uma alternativa menos formal. Alguns espaços dos museus e centros culturais também ajudam a sair da atmosfera de restaurante e convidam a curtir o ambiente integrado à arte. MASP, MAM, Casa das Rosas, Pinacoteca, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e Instituto Tomie Ohtake oferecem restaurantes e cafés bastante amigáveis para um encontro entre amigos e um descanso em meio a um dia de passeio.
São Paulo oferece um mundo de variedade, sabores e preços.